Guia do desenvolvedor – Como utilizar a API para emitir a nota fiscal eletrônica – Parte II

Guia do desenvolvedor – Como utilizar a API para emitir a nota fiscal eletrônica – Parte II

Este artigo é destinado a empresas de TI ou desenvolvedores de software que pretendem utilizarem a API do Super Fiscal para emissão de nota fiscal eletrônica.

Utilize nossa API para emitir notas fiscais pelo seu software. Compatível com Notas Fiscais (NFe), serviço (NFSe) e ao consumidor (NFCe), para todos os estados brasileiros, mais informações comerciais sobre o nosso produto em: www.superfiscal.com.br

Integração para qualquer linguagem de programação.

Este é o guia básico para você seguir e proceder com a implementação da API no seu software para emissão da nota fiscal eletrônica.


 

Continuando o artigo Guia do desenvolvedor – Como utilizar a API para emitir a nota fiscal eletrônica – Parte I

Neste artigo, vamos alinhar o entendimento de como a nossa API se encaixará no processo de venda do seu software, o que você poderá esperar de resultados e como possivelmente ficará a regra de negócio do seu aplicativo.

lembrando que este artigo é também para os desenvolvedores que não possuem experiência nesta  parte de formalização fiscal de uma transação de venda.

Pois bem, basicamente uma nota fiscal é a formalização da venda, certo? Então é muito importante que a venda aconteça antes da emissão da nota fiscal, é simples, se não tem venda não tem nota fiscal. certo?

Quando nos referimos a VENDA, nos referimos a todo o ciclo da venda, como por exemplo, a localização do cliente, a saída de produtos / serviços, e o recebimento do valor relacionado aquela venda…

Contudo, o seu software precisará gerenciar algumas regras básicas:

  • Regra 1 – Após a venda, é  necessário formalizá-la através da emissão da nota fiscal, ou seja, você precisará gerar a nota fiscal eletrônica quando ocorrer uma transação de venda obrigatoriamente.

A nossa API irá te ajudar nisso, você enviará a transação de venda para API e a mesma retornará o link e a confirmação da geração da nota fiscal eletrônica.

  • Regra 2 –  Quando o seu software receber à autorização ou o RETORNO da emissão da nota, uma vez autorizada, ficará a seu critério executar o link de retorno, permitindo a visulização do DANFE  no navegador de internet ou imprimir … Podemos te orientar sobre isso também.

Não precisa enviar email para o consumidor, a nossa API faz a transmissão da nota, xml para o consumidor, isso ajudará você também.

  • Regra 3  – Após o recebimento do retorno do serviço de autorização da nota fiscal eletrônica, é importante você guardar pelo menos à autorização junto a transação de venda, até porque se ocorrer problemas , o rastreamento será mais fácil, guarde no seu banco de dados e na mesma tabela por exemplo.

Abaixo apenas uma sugestão de processo de venda.

 

Diagrama.gif

 

Talvez você tenha interesse em ler:

Guia do desenvolvedor – Como utilizar a API para emitir a nota fiscal eletrônica – Parte I

Guia do desenvolvedor – Como utilizar a API para emitir a nota fiscal eletrônica – Parte III

Anúncios

Escrito por Ivaldo de Oliveira Batista Júnior

Eu comecei no mundo da programação mais ou menos “por influencia do meu pai”. Aos 17 anos eu já sabia que eu queria ser um programador de computador! Desde o ano 1992 venho atuando na área de desenvolvimento de software, inicialmente como programador de aplicações Windows Forms (VB, Delphi e etc...) , em seguida, desenvolvendo aplicações WEB e Aplicativos mobile. Deixo claro que não visto nenhuma camisa que represente somente uma única tecnologia ou grupo social, não curto reinventar a roda e costumo estar atento as tecnologias que possam agregar mais produtividade na entrega de software de qualidade. Siga o meu blog e sinta-se a vontade para enviar sugestões e principalmente críticas para que eu possa melhorar cada dia mais este projeto.

2 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.