Entenda o que é um arquivo .PFX

Entenda o que é um arquivo .PFX

Basicamente quando falamos de um arquivo .PFX , nós associamos a um certificado digital, contudo, este conceito está incompleto.

Um arquivo .pfx é um arquivo PKCS #12 : isso é basicamente um pacote que pode conter muitos objetos com proteção de senha opcional; mas, geralmente, um arquivo PKCS #12 contém um certificado (possivelmente com seu conjunto variado de certificados CA) e a chave privada correspondente.

 

Um certificado digital é um recipiente para a chave pública. Neste arquivo, ele incluirá a chave pública, o nome do servidor e mais algumas informações extras sobre o servidor e ainda guardará uma assinatura calculada por uma autoridade de certificação (CA).

Algumas pessoas usam o termo “certificado” para designar o certificado e a chave privada; Isso é errado. O  certificado é o recipiente assinado apenas para a chave pública.

Arquivos  .cert (ou .cer ou .crt ) geralmente contém um único certificado, sozinho e sem qualquer envolvimento (sem chave privada, sem proteção por senha, apenas o certificado).

Servidor x Certificado

Quando o seu servidor envia a sua chave pública para um cliente, neste caso, ele realmente enviará o seu certificado e juntamente alguns outros certificados , por exemplo, o certificado que contém a chave pública da CA que assinou seu certificado, e o certificado para a CA que assinou o certificado da CA, e assim por diante…

Os certificados são objetos intrinsecamente públicos.

Chave pública x Chave Privada

Existem dois objetos: a chave privada , que é o que o servidor possui, mantém o segredo e usa para receber novas conexões SSL; e a chave pública que está matematicamente ligada à chave privada e tornada “pública”. Note que ela é enviada para cada cliente como parte das etapas iniciais da conexão.

Interessado em emitir nota fiscal eletrônica? www.superfiscal.com.br

 

 

Anúncios

Escrito por Ivaldo de Oliveira Batista Júnior

Eu comecei no mundo da programação mais ou menos “por influencia do meu pai”. Aos 17 anos eu já sabia que eu queria ser um programador de computador! Desde o ano 1992 venho atuando na área de desenvolvimento de software, inicialmente como programador de aplicações Windows Forms (VB, Delphi e etc...) , em seguida, desenvolvendo aplicações WEB e Aplicativos mobile. Deixo claro que não visto nenhuma camisa que represente somente uma única tecnologia ou grupo social, não curto reinventar a roda e costumo estar atento as tecnologias que possam agregar mais produtividade na entrega de software de qualidade. Siga o meu blog e sinta-se a vontade para enviar sugestões e principalmente críticas para que eu possa melhorar cada dia mais este projeto.

um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.