NOTA REJEITADA MOTIVO: 464 – Rejeicao: Codigo de Hash no QR-Code difere do calculado

Este artigo é destinado a empresas de TI ou desenvolvedores de software que pretendem utilizarem a API do Super Fiscal para emissão de nota fiscal eletrônica.

Utilize nossa API para emitir notas fiscais pelo seu software. Compatível com Notas Fiscais (NFe), serviço (NFSe) e ao consumidor (NFCe), para todos os estados brasileiros, mais informações comerciais sobre o nosso produto em: www.superfiscal.com.br

Este é o guia básico para você seguir e proceder com a implementação da API no seu software para emissão da nota fiscal eletrônica.


Foi desativada a versão 3.10 da NFC-e no dia 01/10/2018, por este motivo pode estar causando a rejeição 464.

A maioria dos erros estão associados ao CSC  (Código de Segurança do Contribuinte) Token e o CSC idToken (identificador desse código de segurança)  informados INCORRETAMENTE no Super Fiscal,  caso tenha dúvidas a respeito do que se trata , abaixo seguem alguns links que tratam a respeito:

A SEFAZ de cada UF disponibiliza um Token (CSC) e o ID referente à esse mesmo Token.
Cada CNPJ deve possuir no mínimo dois Tokens, sendo um para o ambiente de Homologação e um para Produção, podendo variar de acordo com a UF.

É importante frisar que para cada ambiente(homologação/produção) existem valores distintos para o CSC, então ao fazer um teste em ambiente de homologação a nota pode ser aprovada com sucesso mas ao mudar para produção o erro 464 – Rejeição: Código de Hash no QR-Code difere do calculado poderá ocorrer.

Para saber qual o CSC TOKEN você cadastrou no Super Fiscal e para qual ambiente (produção ou homologação), faça o seguinte:

  1. Acesse o Super Fiscal, ao acessar clique em Empresas > Consultar, em seguida clique no botão ações e selecione a opção Configurar Nota Fiscal (ver imagem abaixo).

SF_Cadastro_4

Agora que já sabe qual o CSC Token você cadastrou, solicite ao seu contador que o mesmo forneça para você os códigos CSC válidos para o ambiente em questão, uma alternativa é você consultar os mesmos junto a SEFAZ através deste site: http://nfce.encat.org/empresario/csc/

Verifique os itens a seguir para tentar solucionar o problema sozinho:

  • Configurar Token exatamente igual ao disponibilizado no portal da SEFAZ. Incluir traços, quando existir;
  • Se o Token foi configurado apenas copiando e colando, tente digitar ele no campo determinado. E se ele foi configurado digitando, tente copiar do portal da SEFAZ e colocar no campo determinado;
  • Confirme se os dados do Token e IDToken configurados estão exatamente iguais aos disponibilizados pela SEFAZ, no portal;
  • Confirme se o IDToken possui 6 dígitos. Exemplo: No caso de ID 1, o valor configurado deve ser 000001;
  • Verifique se os dados não foram configurados nos campos invertidos. Por exemplo, verifique se o Token não está configurado no campo IDTokenNFCe e vice-versa;
  • Em alguns casos, caracteres especiais como o “&” (e comercial), pode apresentar essa rejeição, porém, depende do tratamento que a SEFAZ realiza;
  • Se nenhum dos passos anteriores resolveram o problema, tente revogar o Token (CSC) e gerar um novo;
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