Este artigo é indicado para leigos, não vamos utilizar termos difíceis.

Sabe aquele arquivo antigo do backup (cópia de segurança) dos dados do seu software? Então, ele poderá ser um grande problema para você.

Atualmente a maioria dos softwares “novos” optam por uma arquitetura que visa o armazenamento dos dados em nuvem, neste contexto os dados do seu sistema são armazenados em servidores que não estão no local da sua empresa. Em vários aspectos isso é muito bom, destacamos neste artigo o fato do acesso aos dados serem restritos, note que o normal é que o usuário final NÃO tenha acesso direto ao servidor, este procedimento garante a privacidade dos dados, por exemplo, não é possível que o seu funcionário acesse diretamente os dados…

Por diversos motivos, você deverá solicitar o backup dos dados do seu software. Aí que a brincadeira começa.

Considere o fato que o backup dos dados enviados pela empresa do software são geralmente fornecidos em um formato de arquivo de fácil acesso, isso para que as informações sejam propositalmente acessadas facilmente. De forma independente do software atual de gerenciamento.

Sendo mais claro, qualquer usuário abre e visualiza os dados.

Um outro fator a se considerar é que a empresa do software NÃO se responsabilizará por este arquivo de backup dos dados.

Então, uma vez que o backup dos dados do software é encaminhado ao usuário final, algumas precauções devem serem tomadas de imediato pelo receptor do arquivo.

Apenas para lembrar, que ao receber o backup dos dados do sistema o usuário gerará vários problemas que antes não tinha.  =)

Segue algumas recomendações e questionamentos para sua reflexão de tão quanto importante é o arquivo de backup dos dados do sistema.

O backup dos dados são TODAS as informações armazenadas de clientes, transações comerciais, vendas, compras, fornecedores, prontuários , imagens … Percebeu a importância?

O arquivo do backup é dinheiro.

Nós sabemos que a maioria dos casos de roubos das informações são realizados por empregados dentro de uma operação, infelizmente amigo.

Não confie o arquivo do backup dos dados da sua empresa a qualquer funcionário, sejam eles de qualquer nível hierárquico. Arquivo de backup deve ser tratado igual a chave do seu carro particular. Ou seja, o ideal é que somente você tenha acesso.

O arquivo de backup contém em linhas gerais todo o seu trabalho que poderá significar anos de negócios, experiências e contatos muito importantes. É inapropriado que este arquivo caia nas mãos de qualquer pessoa.

Quanto mais cópias do aquivo do backup dos dados mais motivos ainda para se preocupar.

Se gerenciar um arquivo já é trabalhoso, imagine ter várias cópias do mesmo arquivo …. Vamos citar um exemplo para sua reflexão:

Imagine o seguinte cenário, você recebe um e-mail com o arquivo de backup dos dados do seu sistema, e em seguida, você compartilha o e-mail para um outro colega… A pergunta é: Quantas cópias do mesmo arquivo terá após este procedimento?

Imagine o efeito cascata? Vamos lá, se preferir pode pegar uma xícara de café pois é só o começo.

Onde guardar o backup? Mídias de armazenamento locais, portáteis ou externas?

Vamos deixar este mérito com você, contudo, iremos mencionar alguns pontos que devem serem considerados ao escolher um local de armazenamento do arquivo do backup.

Armazenar o arquivo em uma mídia local, OU, no seu próprio microcomputador desktop – Leve em consideração alguns fatores, por exemplo, quem tem acesso a este microcomputador, fator de saúde do mesmo, problemas técnicos podem tornar o arquivo vulnerável.

Armazenar em uma mídia portátil (pendrive, fitas) – Fitas, CDs ou Pendrives podem serem perdidos ou roubados facilmente.

Armazenar na nuvem (mídia externa) – Não guarde em e-mails que outras pessoas tenham acesso, considere o fato do serviço ser suspenso ou cancelado indevidamente.

Por quanto tempo deve guardar este arquivo de backup?

Exceto o caso da sua empresa PARAR, o normal é que as transações de dados em seu software estejam em pleno vapor, ou seja, os dados sejam cada vez mais atuais e em maiores volumes, certo?

Pensando desta forma, você precisará entender que ter um arquivo de backup dos dados desatualizado não é um bom negócio.

Existe algumas exceções importantes, dependendo do seu negócio você precisará sim manter os arquivos anteriores do backup, mais pense bem antes de fazê-lo.

Ainda neste escopo, tente criar uma estratégia de armazenamento e atualização de arquivos de backups.

Apague um arquivo de backup com segurança.

Então este também é um ponto importante, já ouviu dizer da expressão que diz que é no lixo das empresas que estão as mais valiosas informações?

Você poderá nos achar loucos , mais acredite, no contexto de software tudo é possível, inclusive recuperar um arquivo “apagado”.

Bem, este artigo é apenas um artigo básico, procuramos fazer você refletir sobre a importância de se criar uma estratégia para guardar arquivos de backups.

Anúncios